sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
CALO VASCULAR
Formado por hiperqueratose com presença de núcleo de formato cônico (não tem raiz), possui em seu interior vasos sanguíneos e terminações nervosas. Apresenta-se com formação circular, amarelada, cujo volume varia entre um grão de lentilha ou de milho com pequena depressão em sua parte central. Mal Perfurante: o diagnóstico errado de um calo tomado como uma verruga plantar, o ferimento de um núcleo de calo ou uma calosidade no pé de um diabético, isto porque com a diminuição da sensibilidade, as pessoas passam a não ter a mesma sensibilidade de uma pessoa normal.
O mal perfurante se caracteriza pelo aparecimento de uma úlcera em uma zona de apoio, com tendência a avançar em profundidade até o osso, insensível e circundada por uma zona de anestesia a lesão chega – se após um período de tempo mais ou menos longo em que o paciente foi portador de um calo indolor, sobre o qual surgia posteriormente uma úlcera.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
BICHO DE PÉ (Tunga Penetrans)
“Bicho-de-Pé” é a menor das pulgas.
A fêmea grávida penetra na pele do hospedeiro (homem ou animal), deixando somente a extremidade posterior em contato com a atmosfera para respirar. Causa uma infecção caracterizada por pruridos e inchaços prejudicando a deambulação.

Após essa função de procriar, o corpo da fêmea é expulso pela ação inflamatória da pele.
As pulgas são encontradas abundantemente em solo arenoso e seco, como pastos, currais, chiqueiros e praias.
O tratamento podológico consiste na extirpação dos parasitas com instrumentais adequados em condições assépticas finalizando com curativo e orientando nas prevenções.
domingo, 11 de setembro de 2011
.VERRUGA PLANTAR
As verrugas são tumores epidérmicos de origem virótica, causada pelo vírus classificado como HPV – Papiloma Vírus Humano (HPV se multiplica dentro das células da camada espinhosa da epiderme) causados por vírus e são extremamente contagiosas.

Elas se multiplicam bastante em ambientes úmidos, pois, a maior propagação de verrugas ocorre no verão, devido à exposição dos pés descalços nos solos arenosos das praias e nas pedras porosas das piscinas.
Geralmente as verrugas surgem devido à baixa resistência do organismo.
As crianças e adolescentes são mais propensas ao contágio do vírus devido as constantes trocas químicas por fatores hormonais e emocionais, bem como por estarem mais expostos por andarem mais descalços.
Incubação de 1 a 20 meses com a média de 9 meses
Onde pode acontecer a contaminação:
Piscina com água contaminada
Pisos contaminados (clube, banheiro, etc.).
Praias onde frequentam cães e gatos
Contato direto com as células virais
Situações de “stress”
Doenças que afetam o sistema imunológico
Uso de medicamentos imunodepressores e imunossupressores
A Verruga Plantar geralmente acontece em crianças, por não terem o sistema imunológico completamente desenvolvido, localizando-se nas áreas de maior pressão, apresentando-se amareladas, pouco salientes, tendo à primeira vista aspecto de calosidade (vulgo ‘olho de peixe’). Causam dor intensa, prejudicando o apoio do pé e dificultando a marcha, podendo apresentar-se em um só pé ou em ambos, e por vezes em quantidades maiores do que uma.
PROCEDIMENTOS
Quase sempre são recobertas por hiperqueratose, sendo necessário fazer o desbastamento com bisturi de calosidade ou lâmina descartável de n° 21. O tecido conjuntivo que a rodeia, condensa-se ao seu redor, seguramente, devido à pressão que a verruga exerce em seu seio, lamínulas colágenas, que como as cápsulas constituem uma cesta dentro da qual a verruga se aninha.
Após o desbastamento nota-se por transparência a verruga em seu centro, com ponteados negros, que representam os capilares que irrigam cada papila, trombosados em suas extremidades mais superficiais. Esses capilares costumam sangrar abundantemente, sendo necessário uso de medicamento hemostático.
Em alguns casos as verrugas plantares multiplicam e disseminam-se por toda a região ou agrupam-se formando amplas placas. Seu tamanho é muito variável, oscilando entre uma cabeça de alfinete e um grosso barbante. O sinal mais constante e revelador são a dor provocada pelas mais leves pressões.
Tratamento compete ao Podólogo orientar aos pacientes quando da necessidade de um acompanhamento médico, para um tratamento multidisciplinar (tratamento podológico e médico).
sábado, 3 de setembro de 2011
CRAVO
O cravo é um tipo de calo situado na planta do pé, aprofundado como um cone e muito doloroso. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. O cravo não tem cura. Sua remoção é feita de forma simples, rápida e indolor, o correto é fazer visitas regulares, de mês em mês.·.
Tratamento: Consiste na higienização completa dos pés onde será executada a remoção do cravo, que é efetuada com instrumentos apropriados e esterilizados.
Assinar:
Postagens (Atom)