domingo, 11 de setembro de 2011

.VERRUGA PLANTAR




As verrugas são tumores epidérmicos de origem virótica, causada pelo vírus classificado como HPV – Papiloma Vírus Humano (HPV se multiplica dentro das células da camada espinhosa da epiderme) causados por vírus e são extremamente contagiosas.
 Assemelham-se a pequenas couves-flores com distintos vasos capilares que sangram com facilidade ao serem feridos, aumentando assim os riscos de auto contágio.
Elas se multiplicam bastante em ambientes úmidos, pois, a maior propagação de verrugas ocorre no verão, devido à exposição dos pés descalços nos solos arenosos das praias e nas pedras porosas das piscinas.
Geralmente as verrugas surgem devido à baixa resistência do organismo.
As crianças e adolescentes são mais propensas ao contágio do vírus devido as constantes trocas químicas por fatores hormonais e emocionais, bem como por estarem mais expostos por andarem mais descalços.
Incubação de 1 a 20 meses com a média de 9 meses
Onde pode acontecer a contaminação:
Piscina com água contaminada
Pisos contaminados (clube, banheiro, etc.).
Praias onde frequentam cães e gatos
Contato direto com as células virais
Situações de “stress”
Doenças que afetam o sistema imunológico
Uso de medicamentos imunodepressores e imunossupressores


A Verruga Plantar geralmente acontece em crianças, por não terem o sistema imunológico completamente desenvolvido, localizando-se nas áreas de maior pressão, apresentando-se amareladas, pouco salientes, tendo à primeira vista aspecto de calosidade (vulgo ‘olho de peixe’). Causam dor intensa, prejudicando o apoio do pé e dificultando a marcha, podendo apresentar-se em um só pé ou em ambos, e por vezes em quantidades maiores do que uma.
PROCEDIMENTOS
Quase sempre são recobertas por hiperqueratose, sendo necessário fazer o desbastamento com bisturi de calosidade ou lâmina descartável de n° 21. O tecido conjuntivo que a rodeia, condensa-se ao seu redor, seguramente, devido à pressão que a verruga exerce em seu seio, lamínulas colágenas, que como as cápsulas constituem uma cesta dentro da qual a verruga se aninha.
Após o desbastamento nota-se por transparência a verruga em seu centro, com ponteados negros, que representam os capilares que irrigam cada papila, trombosados em suas extremidades mais superficiais. Esses capilares costumam sangrar abundantemente, sendo necessário uso de medicamento hemostático.
Em alguns casos as verrugas plantares multiplicam e disseminam-se por toda a região ou agrupam-se formando amplas placas. Seu tamanho é muito variável, oscilando entre uma cabeça de alfinete e um grosso barbante. O sinal mais constante e revelador são a dor provocada pelas mais leves pressões.
Tratamento compete ao Podólogo orientar aos pacientes quando da necessidade de um acompanhamento médico, para um tratamento multidisciplinar (tratamento podológico e médico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário