segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PÉ PLANO




        É o enfraquecimento, abaixamento e desabamento do arco medial do pé, onde a maior parte da planta do pé fica em contato com o solo, causando (ou não) dores. Muito conhecido como "pé chato”. Porém o termo correto é pé planovalgo flexível.
É caracterizado pela  diminuição do arco longitudinal medial do pé( elevação plantar)o lado medial(interno) do pé toca ou está próximo deste.Esta condição acomete a maioria das crianças até 3 ou 4 anos de idade, quando começa o desenvolvimento do arco do pé.
Toda a sola dos pés entra em contato com o chão ao caminhar, causando dores após longas caminhadas. O arco plantar é necessário para absorver as vibrações verticais. O afrouxamento ou o encurtamento ligamentar, ou da fáscia plantar, alteram a curvatura fisiológica, resultando prejuízo na funcionalidade de caminhar. Essa sobrecarga numa área reduzida produz calos e calosidades, impõe uma marcha rígida, às vezes com perda do equilíbrio e lesões na área de impacto. Para correção: cirurgia ou palmilhas.
       O podólogo não tem como corrigir o problema, pois trata-se de uma deformidade óssea, porém cabe  ao podólogo retirar calos e calosidades provenientes desta deformidade, indicar uma palmilha para diminuir seu desconforto. Porém para uma avaliação mais profunda do problema e uma indicação mais precisa de palmilhas o ideal é procurar um  médico ortopedista. Em casos mais graves o tratamento é cirúrgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário