sábado, 30 de julho de 2011

MICOSES



            Doença causada por fungos. Existem mais de 230 mil espécies de fungos; apenas 100 causam doenças. Os fungos se proliferam (aumentam) quando encontram condições favoráveis: locais escuros, úmidos e quentes, como nos sapatos.

As micoses superficiais localizam-se na camada externa da pele, ao redor dos pelos, ou nas unhas alimentando-se de uma proteína chamada queratina. Cerca de 30% da população mundial tem problemas causados por micoses superficiais.
              
Muito comum nos pés, pois o ambiente fechado e úmido favorece os fungos.   

As micoses dos pés afetam de 2 a 18 por cento de todas as pessoas no mundo. É relativamente rara nas crianças, afetando uma em cada 200 pessoas abaixo dos 18 anos de idade. Porém, sua incidência aumenta com a idade, de forma que até 48 por cento de todos os indivíduos têm pelo menos um dedo do pé afetado até que eles alcancem os 70 anos de idade. Para algumas pessoas, as micoses dos pés são um problema cosmeticamente embaraçoso que eles cobrem usando sapatos fechados ou esmaltes de unha (no caso das mulheres).

Qualquer pessoa que use meias ou sapatos apertados tem um risco aumentado das micoses dos dedos dos pés se desenvolverem, especialmente se eles também fazem uma higiene ruim de seus pés. Várias camadas de esmalte nas unhas que a impedem de respirar são outro fator de risco. Além disso, como as micoses das unhas dos pés podem se esparramar de um pé para outro ao caminhar descalço na chuva e em vestiários, as infecções fúngicas das unhas dos pés são especialmente comuns entre pessoal militar, atletas e mineiros. A condição também tende a afetar as pessoas com doenças crônicas, como o diabetes ou o HIV, como também os indivíduos com problemas circulatórios que diminuem o fluxo de sangue aos dedos dos pés.

De todas as unhas dos dedos do pé, as unhas do hálux (dedo maior) e do dedo mínimo (menor) são mais prováveis de desenvolver um fungo. Isto pode ser em parte devido ao fato que constantemente eles estarem mais frequentemente expostos aos traumas moderados da fricção das laterais dos sapatos.

      MICOSE pode ser:
  •        Interdigital: (pé de atleta, frieira) atinge a pele entre os dedos, provocando coceira, descamações, fissuras, placas esbranquiçadas e ás vezes odor. Pode vir acompanhada por uma infecção bacteriana.
  •        Escamosa: atinge a região da planta e lateral dos pés, causa descamação e mau cheiro.
  •        Vesiculosa ou desidrosiforme:( tinea pédis) começa com bolhas que provocam coceira e vermelhidão resultando em descamação e ressecamento da pele.
  •        Placa marginada: lesões avermelhadas e elevados com bordas nítidas.
       
CUIDADOS ESSENCIAIS:
·         Lavar e secar bem os pés (evite usar a mesma toalha para o uso do corpo) seque com papel higiênico ou gaze entre os dedos, se preferir até usar o secador de cabelos para deixar o local o mais seco possível, (lembrando que os fungos adoram lugares úmidos).
·          Prefira meias de algodão, trocando-as diariamente,
·         Sapatos devem ser usados alternadamente, 
·         Use algum anticéptico (pó ou líquido) nos sapatos e deixe-os ao sol para secar (se possível).
·         Evite andar em lugares públicos descalço (piscinas, clubes, hotéis, banheiros...) usando sempre um chinelo; use um antimicótico.

      . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário