Causadas por fungos: dermatófitos ou leveduras (Cândida albicans). As maiores incidências são nas unhas dos pés podendo também ocorrer nas unhas das mãos.

Normalmente iniciam na borda livre ou nas laterais da unha. Inicialmente com perda de brilho, mudança de coloração para branco lustoso com borda marrom e posteriormente há espessamento da lâmina (unha), com o aparecimento (ou não) de maceração causando a destruição progressiva da lâmina (unha); podendo ocorrer completa destruição da mesma. O diagnóstico preciso é sempre laboratorial
TRATAMENTO PODOLÓGICO: todo tratamento de uma onicomicose é prolongado, custoso e às vezes agressivo. Porém é necessário tratar (curar), pois pode causar perda total da lâmina (unha), atingindo as outras unhas do pé.
O podólogo auxilia muito no tratamento, pois realiza um trabalho profundo de limpeza no local fazendo o corte adequado; retirando o máximo possível de maceração; lixas, brocas e fresas (usados para desbaste, lixamento e para retirada, quase que total, dos fungos). Eliminando, assim, o máximo possível, os fungos do local. Materiais estes, descartáveis e/ou esterilizados.
Também há o uso do aparelho de alta frequência. Acompanhando sempre com antifúngicos de uso tópico.
É um trabalho multidisciplinar: podólogo-paciente-médico.
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário