quinta-feira, 1 de março de 2012

Biomecânica e a vascularização

O suprimento arterial do pé é fornecido pela artéria tibial porterior( que divide-se a nível inframaleolar e artéria plantar medial e lateral que suprme a planta do pé fornece a fibular que irriga os musculos laterais da perna,) e anterior ( irriga os musculos anteriores da perna, termina no dorso do pe como artéria pediosa, no arco do pé hpa artérias metatársicas que irrigam o antepé e os artelhos)

O retorno venoso é feito pelas veias digitais dorsais e palntares, que seguem como veias metatársicas e fluem para formar os arcos venosos. Na plnata do pé formam as veias plantares mediais e laterais , posteriormente seguem como veias tibiais posteriores. No dorso formam as veias safena magna e parva e veias tibiais anteriores .

A inervação consiste nos nervos tibial( divide-se em nervo plantar medial que inerva a pele da sola dos pés e musculos do halux e plantar lateral que inerva a pele e os musculos dos outros quatro artelhos, fibular  que controla os musculos dorsiflexores do pé e safeno  suprem a pele e fascia na porção anterior do joelho, perna e pé que vão da perna ao pé e inervam os musculos do tornozelo e artelhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário