terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Biomecânica e os motivos para alteração

Pé Cavo pode ser causado por uma doença paralitica, má postura no período de crescimento, doenças neurológicas, deformidades da coluna, saltos muito altos ou calçados apertados. Devido a um aumento da curvatura plantar por uma retratação dos ligamentos plantares ou uma contratura nos músculos plantares ou ainda uma insuficiência dos musculos flexores do tornozelo.


Pé plano normalmente acompanha um joelho valgo, ocasionando uma aproximação dos joelhos para  a parte medial. Podendo ser congênito por hereditariedade, apresentando frouxidão de ligamentos, hipermobilidade das articulações e tendão de calcâneo curto, ou adquirido como consequência de desequilíbrios musculares, mau postura, peso excessivo, fadiga muscular, uso de calçados impróprios e maus hábitos de marcha.    

Pé com halux valgo, é aquele que tem uma espécie de caroço na base do halux, , comum em mulheres pelo uso de calçados impróprios, geralmente combinado com pé com queda dos arcos transversais.

Pé convergente caracterizado pela convergência dos dedos de ambos os pés, ou somente um, para dentro aproximando-os da linha medial do corpo, as causas normalmente são ma postura, torção tibial e diferença dos membros inferiores.

Supinado ou varo apresenta queda lateral do arco transverso e o tendão de calcâneo,tornando-se varo ( para dentro, aproximando-se da parte medial) normalmente congênito, mas também pode tem origem traumática por acidente, a musculatura torna-se encurtada.

Pronado ou valgo apresenta queda medial do arco transversal e o tendão de calcâneo tornando-se valgo, também chamado de tornozelo frouxo, normalmente aparece combinado com pé plano, podendo ocasionar tornozelo caído para baixo, diminuição do arco longitudinal interno do pé e desvio para fora dos dedos, o que chamamos de pé dez para as duas, o que prejudica toda coluna, como vemos no desenho abaixo:


Dedo em martelo onde os artelhos podem ser deformados , assumindo a forma de martelo, devido ao envalamento do halux e pelo denominado pé rígido, onde a falange distal está apontando para baixo, causando muitas dores e difícil tratamento.

Patologias como artrite, inflamações nas articulações metatarso-falangeanas, dor, eritema, edema, deformidades e limitação da mobilidade articular, as calosidades,gota, pé diabético, esporão de calcâneo, dedo acessório, onicopatias Podem interferir também na biomecânica.

Genovalgo é quando a pessoa de pé com os pés paralelos encosta um joelho no outro, porém os maléolos internos ficam afastados mais de 4 cm, mais comum em meninas, consequência de ma postura ao sentar-se ou deitar-se, pronação do pé e obesidade. Cabe aqui relatar que até 6 anos de idade as pernas podem apresentar um discreto genovalgo já que as pernas ficam retas a partir desta idade.

Genovaro é quando os joelhos ficam demasiadamente afastados fazendo com que perna e coxa fiquem em ângulo obtuso, a imagem é como de um cowboy, a maioria é problema congênito pela curvatura anormal dos ossos da perna, é mais rara que o genovalgo, a má postura pode acarretar esse distúrbio.

Genoflexo é quando a flexão dos joelhos apresentam limitação na extensão completa.

Genoucurvado curvamento para trás da articulação do joelho, hiperextensão da articulação do joelho.

A marcha ou o caminhar humano inicia-se quando o calcanhar toca o chão e termina quando este mesmo calcanhar retorna a tocar o solo, sendo dividido em duas fases: a de apoio que consiste em 60% do ciclo e é quando o pé toca o chão, e a de balanço , 40 % que é quando o pé está no ar.

A maior parte dos problemas posturais é resultado de ma postura, stress, mau posicionamento durante o trabalho, laser, vida sedentária e maus hábitos de sono.Deve-se começar a educação postural ainda na infancia pois depois de adultos é mais difícil reeducar, deve-se tomar cuidado com a postura sempre, aqui mesmo ao digitar, ou você ao ler, deve mater a coluna alinhada.Em fase de descanso costumeiramente entregamos a coluna a gravidade, gerando assim dores e talvez um condicionamento postural errôneo.

Os problemas de condidionamento postural são: hipercifose quando parece um corcunda ombros projetados para a frente, comprometendo a respiração, a hiperlordose como se fosse uma tanajura com um bumbum para tras., escoliose como se tombasse ao lado, costas planas diminuição de todas as curvaturas moveis da coluna vertebral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário