segunda-feira, 15 de agosto de 2011

.ONICOCRIPTOSE (Unhas Encravadas)




Causa má formação ou crescimento irregular da unha ocasionando atrito e ou ferimento da pele, poderá surgir carne esponjosa, ocasionalmente ocorre inflamação do local isso se deve ao fato de que o ferimento causado torna-se porta de entrada para bactérias e agentes inflamatórios. Nesta fase o local sofre inchaço e dor extrema, procure utilizar de sapatos confortáveis e trate das demais unhas procurando identificar quais podem crescer da mesma forma e corte-as regularmente.
             O nome científico da “unha encravada” é onicocriptose, ocorre quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés, mas também raramente afeta as mãos. O dedo mais atingido é o hálux, o dedão do pé.
A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a borda anterior da placa ungueal (unha) e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais forem deformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpóreo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha.
 Deve-se evitar também cortar as unhas muito curtas, deixá-las retas em sua borda anterior, não tentar “arredondar” o corte em direção às bordas laterais.
Se não tratada, pode formar um granuloma piogênico, onde existe um acúmulo de pus, e a pele ao redor fica inflamada (dor, rubor, calor e edema).
Em caso de infecção secundária pode ser necessário o uso de antibióticos tópicos e por via oral e anti-inflamatórios não esteróides. Certos pacientes possuem uma tendência a ter unhas encravadas e granuloma piogênico, sendo necessário uma cirurgia de reconstrução chamada de cantoplastia ou matrissectomia que consiste em remoção da borda lateral afetada até a raiz, da borda da pele e do granuloma. O granuloma piogênico, quando pequeno, pode ser tratado com eletrocauterização ou cauterização química.
Um dos casos de tratamento mais comuns é feito colando uma haste de plástico em cima do dedo para mudar o formato da unha (Órtese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário