domingo, 26 de fevereiro de 2012

Biomecânica e a movimentação dos pés

O pé se move em duas direções, pantiflexão ( ou flexão plantar que é para baixo como ficar nas pontas do pés, afastando o pé da perna, nesse movimento usamos o musculo gastrocnêmio e sóleo que é o grupo muscular tríceps sural, além dos musculos fibulares e flexores do tornozelo. Chegando a uma amplitude de 50° , também cruzando a articulação do joelho, este movimento geralmente é acompanhado de supinação e adução)e dorsiflexão (mantém o pé para cima como se quisesse apontar o céu, o pé cavo não consegue, para o controle da descida do pé ao solo e no contato do caminhar. Esse movimento possui uma amplitude de 20° e quem o comanda é o tibial anterior e extensores dos artelhos.

A Pronação consiste em empurrar o pé para a parte oposta do corpo , a lateral, quem comanda é o grupo muscular fibular. Esses músculos são os pronadores na posição sem apoio de peso.

Supinação consiste em empurrar o pé para a parte do corpo, a medial ,os responsáveis são o tibial anterior e o posterior e os flexores dos artelhos

Inversão é quando a borda medial do pé dirige-se para a borda medial do joelho, 20 °

Eversão quando a borda lateral do pé vira para a borda lateral do joelho,

Abdução é o movimento que ocorre no plano transverso com os artelhos apontando para fora parte lateral.

Adução é apontar os artelhos para dentro, parte medial

A abóboda plantar é formada por arcos dos pés,que possuem função fisiológica de receber o peso do corpo, amortecerem os choques da deambulação , participar da adaptação do pé ao chão e constituir alavancas de impulso de marcha, são três como uma estrutura triangular, o formato dos arcos e o arranjo ósseo no pé determinam o tipo de pé, podendo ser: normal, chato( diminuição do arco plantar) ou cavo( aumento do arco longitudinal), esses arcos são formados pelos ossos do tarso e metatarso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário