sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como nossa Biomecânica é constituida?

O esqueleto humano possui 206 ossos, desses 26 encontram-se no pé sendo sete do tarso (talus, calcâneo, cuboide e os três cuneiformes) cinco ossos do metatarso, 14 falanges ( três para cada um dos dedos exceto o halux que só tem 2). O pé e o tornozelo são muito complexos e elaborados, além de anatômicos, possuindo 26 ossos irregularmente moldados, 30 articulações sinoviais(uidas por ligamentos e capsulas articulares) , 107 ligamentos(formando as articulações) e 30 músculos, agindo no caminhar.
O pé é dividido em três partes: Retropé: a parte proximal (de trás) onde estão o talus e o calcâneo, o mediopé que é medial (o meio do pé) formado pelo navicular, cuboide e três cuneiformes, e o antepé distal (a frente do pé) que seriam os metatarsianos e as falanges.

Os músculos extrínsecos originam-se abaixo do joelho e inserção no pé, realizando movimentos dos joelhos como dorsiflexão, pantiflexão, inversão e eversão, e atuam na movimentação dos artelhos. Os musculos intrínsecos são os que originam-se abaixo da articulação do tornozelo, estando no dorso ou na planta do pé, movimentando os artelhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário