segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Enfim o que é biomecânica??

A biomecânica é uma ciência que estuda a mecânica nos organismos vivos, ou seja, como se movem, caminham e desenvolvem os atos mecânicos.

Os primeiros estudos são de Aristóteles que registrou as primeiras observações sobre o ato de caminhar do Homem e dos animais, como consequência da ação dos membros inferiores e patas contra o solo. Porém quase dois mil anos depois a terceira lei de newton que ajudou e muito nesse conceito que teve ainda elaboração com o surgimento da fotografia que representou o surgimento de uma nova possibilidade  de estudo e observação para as pesquisas sobre aspectos do movimento corporal, e deu origem a um ramo da Biomecânica conhecido como cinemetria, que é o congelamento dos movimentos, o registro e, consequentemente, a quantificação geométrica por meio dos instantâneos , possibilitando sua descrição precisa. 

Até hoje a fotografia é utilizada para que os profissionais consigam visualizar melhor os pontos que precisam de correção.

Os pés possuem importante função nos humanos, já que são a base e por eles se dá grande parte da marcha.

Algumas patologias prejudicam a boa marcha, e podem ser remediadas totalmente com correção postural, palmilhas, troca de calçados, porém outras congênitas a dificuldade é maior no auxilio da correção do caminhar.

O estudo minuncioso dos pés, como um todo, considerando seus ossos, articulações, ligamentos, músculos, arcos, sistema circulatório e ligação com o corpo, bem como a mobilidade, e pontos de apoio, é indispensável para que o caminhar que está com problemas seja corrigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário